SARCÓIDE EM EQUINO NO MUNICÍPIO DE VALENÇA-RJ: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Neoplasia, cavalo, lesõesResumo
Na medicina equina as enfermidades que acometem a pele são vistas com frequência no atendimento do Médico Veterinário, estas lesões irão causar certo prejuízo econômico devido interferir na estética dos animais acometidos. As neoplasias cutâneas representam cerca de 50% de todos os tumores que acometem a espécie. O sarcóide equino é uma neoplasia de pele que apresenta o envolvimento da derme e da epiderme. Atualmente sabe-se que a causa do sarcóide em equinos é devido a infecção por vírus do papiloma bovino tipo 1 e tipo 2; é um tumor cutâneo benigno que acomete equinos, muares, asininos e zebras. Geralmente visto em animais jovens de 3 a 6 anos de idade sem predileção por sexo, pelagem específica. Objetivo: Objetivo deste trabalho é relatar o caso de um equino diagnosticado com sarcóide, atendido no Hospital Veterinário Escola da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença- RJ. Relato de caso: Foi atendido no Hospital Veterinário Escola da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença-RJ em fevereiro de 2017 um animal da espécie Equus caballus, macho, da raça Campolina, pelagem baia, com aproximadamente cinco anos de idade, apresentando massas tumorais na região das axilas e região auriculotemporal do lado esquerdo. Após exames complementares de histopatologia para confirmação da suspeita de sarcóide, foi instituído o tratamento por remoção cirúrgica das massas tumorais, através da qual o animal apresentou melhora clínica. Conclusão: Pode se concluir que o exame histopatológico é importante para o diagnóstico e a remoção cirúrgica uma opção com possibilidades de melhora clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/