RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E RENDIMENTO ACADÊMICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA NA CIDADE DE VALENÇA/RJ
Palavras-chave:
Atividade física, Rendimento acadêmicoResumo
Analisar se a prática de exercício físico influencia o desenvolvimento/rendimento acadêmico dos alunos da Faculdade de Medicina de Valença/RJ. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com delineamento transversal realizado por membros da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício. A amostra foi composta por 166 acadêmicos do curso de Medicina do 1º ao 12º período. Os estudantes foram selecionados de forma aleatória dentro de cada período do curso. Para determinar o nível de atividade física foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). O rendimento acadêmico foi diagnosticado através de uma autoavaliação onde os estudantes respondiam sobre seu rendimento acadêmico segundo suas notas. Para caracterização da amostra foi utilizada a estatística descritiva. Para verificar a relação de dependência das variáveis foi utilizado teste do Qui-quadrado e para comparação de proporções das variáveis foi utilizado teste da Binomial, considerando p ≤ 0,05 para determinação das diferenças. Resultados: Não há relação de dependência entre as duas variáveis e as proporções do rendimento acadêmico não foram significativas. Conclusão: Após análise dos dados, podemos concluir que o nível de atividade física não influencia no rendimento acadêmico. Portanto, futuras pesquisas devem ser desenvolvidas buscando uma avaliação mais criteriosa e real, podendo o nível de atividade física ser avaliado por um teste de consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) e a avaliação do rendimento acadêmico ser realizada com uma consulta direta na secretaria do curso e não uma auto avaliação realizada pelo estudante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/