GRAVIDEZ NO PUERPÉRIO: CONHECIMENTO DE MULHERES QUANTO AO USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Palavras-chave:
Puerpério, enfermagem, métodos contraceptivosResumo
Introdução: O período puerperal é considerado propício para a utilização de métodos anticoncepcionais, diante da proximidade do evento obstétrico, no qual a mulher se encontra sensibilizada e mais receptiva a discutir seu futuro reprodutivo. Torna-se necessário um atendimento qualificado embasado cientificamente para ajudar a mulher a recuperar-se da melhor forma possível. Objetivos: Avaliar o conhecimento de gestantes e puérperas sobre os métodos contraceptivos no puerpério. Materiais e Métodos: Trata – se de um estudo de caráter exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, realizado no ambulatório de um Hospital de Ensino da Região Sul Fluminense. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, com as gestantes e puérperas que estavam realizando consulta de pré-natal e a primeira consulta puerperal, sendo a análise realizada por categorização. Resultado: Foram entrevistadas 17 mulheres. A média de idade foi de 28 anos, entre as entrevistadas, três eram puérperas (17,6%) e quatorze se encontravam no período gestacional (82,3%). Foram elaboradas duas categorias de análise. A primeira “O conhecimento das mulheres sobre métodos contraceptivos” e a segunda “O esclarecimento das mulheres em relação a contracepção no puerpério”. Conclusão: Após a realização do estudo, percebeu-se que de conhecimento das mulheres sobre contracepção e puerpério é baixo. Tal fato é preocupante, pois o desconhecimento pode trazer sérias consequências tanto para as mulheres quanto para os bebês. Constatou-se ainda que mesmo sem o desejo e planejamento da gravidez a maioria das mulheres não utiliza ou não sabe qual método contraceptivo poderia usar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/