CISTO EPIDÉRMICO GIGANTE DE NÁDEGA DIREITA: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Tumor benigno de partes moles, Cisto epidérmico, Cirurgia.Resumo
Introdução: Os cistos epidérmicos, também denominados epidermais, epiteliais ou epidermoides, são os cistos mais comuns da pele. Em muitos casos há tendência familiar e o tratamento é sempre cirúrgico, com a excisão da lesão. Objetivo: Relatar um caso de cisto epidérmico gigante de localização rara (região glútea), discutindo sua sintomatologia, meios de diagnóstico e o tratamento cirúrgico adotado. Relato de caso: Homem de meia idade com histórico de grande tumoração indolor em nadega direita de longa data, que há 2 meses começou a incomoda-lo em atividades habituais. Exame físico, ato cirúrgico e anatomopatológico corroboraram com o diagnóstico de cisto epidérmico gigante. Conclusão: Os cistos epidérmicos são os cistos mais comuns da pele e apesar de frequentemente se apresentarem em locais como na face, couro cabeludo, região frontal e temporal, pescoço e tronco, algumas vezes podem aparecer em topografias atípicas. No caso aqui exposto, foi empregado tratamento cirúrgico, conforme descrito na literatura, havendo evolução favorável do caso e sem recidivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/