HÉRNIA DE SPIEGEL – RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Hérnias da parede abdominal anterior, hérnia de Spiegel, hérnia estrangulada, hernioplastiaResumo
Introdução: A hérnia de Spiegel é uma entidade cirúrgica rara e benigna, geralmente associada ao esforço físico e com sintomas álgicos característicos mais comumente referidos pelo paciente, sendo menos comum estes pacientes cursarem com tumefação. As manifestações clínicas geralmente são pouco esclarecedoras e há um risco real de se transformar em uma emergência. É uma doença de difícil diagnóstico, não sendo incomum a necessidade de complementação com exame de imagem. Por cursarem com anel herniário estreito na maioria dos casos e o alto risco de estrangulamento, é de indicação cirúrgica absoluta. Pode ser abordada por via anterior, com ou sem inserção de tela, ou por via laparoscópica. Objetivo: Este artigo tem o objetivo de descrever um caso de uma hérnia rara, enfatizando os seus aspectos clínicos, diagnósticos, terapêuticos e o resultado obtido no pós-operatório. Relato de Caso: Paciente de 77 anos foi diagnosticado com hérnia de Spiegel com possível conteúdo intestinal em seu interior, e encaminhado ao centro cirúrgico. Foi
submetido à cirurgia onde foi visualizada uma hérnia projetando pela linha de Spiegel. Procedeu-se à redução do saco herniário, fechamento sem tensão do anel herniário e utilização de tela de polipropileno. O pós-operatório ocorreu sem complicações. Conclusão: Foi apresentado um caso de Hérnia de Spiegel, uma patologia considerada incomum na sociedade médica onde a abordagem cirúrgica foi eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/