MODELOS E ARTICULADORES VIRTUAIS
Palavras-chave:
Oclusão dentária, prótese dentária, odontologiaResumo
Em grande parte das especialidades odontológicas, é necessária a confecção de modelos de gesso ou virtuais, seja para estudo e planejamento, como para execução de trabalhos laboratoriais ou arquivamento. Durante a história da Odontologia, os materiais e as técnicas para a moldagem e construção de modelos foram evoluindo, tornando essas etapas mais fiéis e gerando resultados com maior precisão. Em alguns casos, existe a necessidade de montagem dos modelos em articulador semi-ajustável, visando o relacionamento dos modelos com posições anatômicas e movimentações executadas pela mandíbula. Este processo também evoluiu e, hoje, podemos encontrar sistemas totalmente virtuais, que possibilitam a execução de todo o processo, desde a aquisição do modelo digital, passando pela montagem em articulador virtual e finalizando com a restauração protética definitiva, se for o caso. Neste trabalho, os autores realizaram uma revisão da literatura com o intuito de mostrar as opções de digitalização de modelos e suas utilizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/