O CONHECIMENTO DAS GESTANTES SOBRE SÍNDROME HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ (SHEG)
Palavras-chave:
Enfermagem, saúde da mulher, hipertensão arterialResumo
Introdução: A Síndrome Hipertensiva Especifica da Gravidez (SHEG) é a complicação mais frequente na gestação e no Brasil, a primeira causa de morte materna, principalmente quando se instalam nas formas graves como a eclampsia. Objetivo: Analisar o conhecimento das gestantes sobre Síndrome Hipertensiva Específica da Gravidez, assim como caracterizar a amostra representativa do estudo. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Participaram do estudo as gestantes que frequentam o ambulatório de atenção ao pré-natal de um Hospital do interior do estado, sendo realizada uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os dados foram analisados mediante a categorização das respostas da entrevista. Resultado: De acordo com a análise dos dados foi possível fazer a caracterização das pacientes mediante o perfil de identificação desta gestante; os fatores de risco biológico; e acompanhamento e monitoramento gestacional”. Em relação as categorias de análise do estudo foram identificadas três no desenvolvimento do trabalho: “A percepção da SHEG pela Gestante; “Quando a Gestação mascara sinais e sintomas da SHEG” e “O conhecimento insuficiente da gestante sobre a relação a Pré-eclampsia e eclampsia”. Conclusão: Conclui-se com as falas apresentadas que há deficiências no conhecimento da gestante sobre a SHEG, cabendo ao enfermeiro um planejamento satisfatório no cuidado junto a uma equipe inter e multidisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/