COMPORTAMENTO SEXUAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS IST/AIDS NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Enfermagem, vulnerabilidade em saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis, jovens adultos, comportamentoResumo
Objetivo: Descrever o comportamento sexual dos jovens universitários do curso de enfermagem. Materiais e Métodos: Estudo de campo, descritivo, quantitativa, realizado com 74 jovens universitários do curso de Enfermagem, de um centro universitário localizado na região sul fluminense/RJ. Aplicado questionário de caracterização socioeconômica, saberes e práticas sexuais. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples com auxílio do software Excel. Resultados: No que diz respeito ao comportamento sexual, 61 jovens (82,4%) responderam que já iniciaram atividade sexual. Sobre ter mais que um parceiro sexual ao longo da vida, 54% confirmaram tal afirmativa. Nos últimos 12 meses, 75,4% tiveram relações sexuais, e 37,7% tiveram parceiros casuais, no mesmo período. Em relação ao número de parceiros casuais nos últimos 12 meses, 11,4% afirmaram ter tido contato com mais que cinco parceiros casuais. Com relação às práticas de prevenção, 73,7% dos estudantes negligenciaram o uso do preservativo na primeira relação sexual, 62,2% referem não fazer uso em todas as relações sexuais, e 24,5% não utilizaram preservativo durante a relação sexual com parceiros casuais. Conclusão: Apesar dos jovens estarem inseridos em um curso de nível superior da área da saúde apresentam comportamento sexual de risco que os tornam vulneráveis às IST. Percebe-se assim o quão importante se faz esse estudo para implantação de medidas socioeducativas e ampliar a discussão no ambiente universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/