PANCREATITE AGUDA POR HIPERTRIGLICERIDEMIA: RELATO DE UM CASO COMPLICADO
Palavras-chave:
Hipertrigliceridemia, pancreatite, necrose pancreática, cirurgiaResumo
Introdução: Pancreatite aguda por hipertrigliceridemia ocorre em aproximadamente 1-4% dos casos, sendo a terceira causa de pancreatite após etiologia biliar e alcoólica. De acordo com a literatura, valores de triglicérides acima de 1000 mg/dl já podem induzir pancreatite. A hipertrigliceridemia pode ser produzida por causas primárias associadas a distúrbios genéticos no metabolismo lipídico e por causas secundárias. Portanto, realizar uma história clínica adequada, associada a testes de laboratório, exame físico e de imagem são importantes para manter em mente a hipertrigliceridemia como parte da etiologia da pancreatite aguda. Objetivo: Este relato tem o objetivo de descrever um caso raro de pancreatite por hipertrigliceridemia e sua complicação, enfatizando os seus aspectos clínicos, diagnósticos, terapêuticos e o resultado obtido no pós-operatório. Relato de Caso: Homem de 48 anos, com quadro de dor abdominal em região epigástrica e hipocôndrio direito há um dia, de forte intensidade, sem irradiação, associada a náuseas e vômitos. História patológica pregressa de dislipidemia. Exame clínico, valor da amilasemia, achados nos exames de imagens, ato cirúrgico e o anatomopatológico corroboraram o diagnóstico de pancreatite aguda e a hipertrigliceridemia foi caracterizada como sendo a causa, mediante aos elevados níveis plasmáticos de triglicérides. Conclusão: Patologia considerada incomum na sociedade médica para a qual as abordagens cirúrgica e farmacológica foram eficazes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/