CARÊNCIA NUTRICIONAL EM PACIENTES COM DOENÇA DE CROHN:UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Doença de Crohn, minerais, vitaminasResumo
Introdução: Doença de Crohn (DC) é uma doença intestinal inflamatória crônica de etiologia desconhecida. Dados da literatura sugerem umadisfunçãoautoimune de base genética, que pode afetar qualquer parte do trato gastrintestinal, especialmente o íleo terminal e o cólon, causando aos pacienteshipovitaminoses, consequente a hemorragia crônica a partir do trato digestivo, restrições dietéticas e baixa absorção intestinal. Objetivo: Determinar, por meio de uma revisão sistemática de estudos transversais e longitudinais, as alterações nutricionais presentes em pacientes com DC. Materiais e Métodos: Análise dos mais relevantes estudos publicados originalmente na língua inglesa e portuguesa, no período de 2005 a 2016, tendo como referência as bases de dados MEDLINE (National Library of Medicine) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Objetivando selecionar os trabalhos de maior evidência científica, contemplamos somente estudos transversais e longitudinais. Resultados: A partir da revisão dos 12 artigos de estudos transversais e longitudinais selecionados podemos então perceber que em consequência da doença há uma carência considerável nas taxas dos minerais (cobre, selênio, zinco) e vitaminas (Vitamina D, B12, E) nos pacientes com doença de Crohn. Conclusão: Há perda considerável de vitaminas nos pacientes com DC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/