PREVALÊNCIA DE SINDROME METABÓLICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS DO MUNICÍPIO DE RIO DAS FLORES – RJ
Palavras-chave:
Obesidade infantil, síndrome metabólicaResumo
Introdução: A obesidade é um problema pediátrico de saúde pública, com prevalência em fase de crescimento, tornando sua prevenção e tratamento essenciais para diminuir futuras complicações. Destaca-se a Síndrome Metabólica como reconhecido fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular e fortemente associada ao excesso de peso. Objetivo: Caracterizar os pacientes obesos, pelo IMC e medida da circunferência abdominal e realizar exames físico-laboratoriais que confirmem o diagnóstico de Síndrome Metabólica. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, do tipo coorte transversal, no município de Rio das Flores - RJ, envolvendo 34 crianças entre 10 e 16 anos. Utilizou-se o método de medida de peso e altura de todas as crianças, a fim de obter o valor do índice de massa corporal (IMC), além das medidas dos níveis pressóricos arteriais, medida de cintura abdominal e coleta de material para exames laboratoriais. Resultados: Foram classificadas 8,8% das crianças como apresentando SM, dessas, 66,7% eram meninos. A grande maioria das alterações encontradas foi no critério de PA, o equivalente a 92,3%. Conclusão: A obesidade na infância e adolescência é um importante fator de risco para o desenvolvimento de síndrome metabólica, tornando-se necessária a implementação de medidas intervencionistas e de prevenção no combate a este distúrbio nutricional, tais como a promoção do aumento da atividade física e o incentivo à aquisição de hábitos alimentares saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/