INVISIBILIDADE SOCIAL: FATORES QUE INFLUENCIAM O INDIVÍDUO A PROCURAR O PRONTO SOCORRO, IGNORANDO A ATENÇÃO PRIMÁRIA
Palavras-chave:
Invisibilidade social, atenção primária, Unidade Básica de Saúde, saúdeResumo
Introdução: A invisibilidade social pode ser caracterizada como uma teoria na qual pessoas que possuem trabalhos não valorizados pela sociedade são vistas como invisíveis na sociedade, e não como indivíduos. Relacionando este tema com a Saúde no Brasil, percebe-se que diversos pacientes veem a Atenção Primária e seus trabalhadores como incapazes de resolver problemas e em muitos casos levando a invisibilidade social para o meio da saúde. Objetivo: Os objetivos deste trabalho foram de perceber por parte dos entrevistados a utilização do Pronto Socorro ao invés da Unidade Básica de Saúde de referência, além de identificar quais são esses os fatores que levam os usuários a procurar o Pronto atendimento, ignorando a Atenção primária e observando assim os fatores modificáveis quanto a melhoria no atendimento e a orientação de seus usuários. Materiais e Métodos: Trata- se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Pronto Socorro do Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi (HELGJ), onde foi utilizado um formulário para a coleta de dados, preenchido pelos próprios pacientes. Não houve número de entrevistas pré estabelecido, tendo como objetivo alcançar o maior número de pacientes possível. Resultados: O estudo demonstrou que, dos entrevistados, 46,6% alegou que o atendimento no Pronto Socorro é melhor ou mais rápido que na Unidade Básica de Saúde. Esses resultados comprovam que pacientes vão ao pronto-socorro por acreditar que a Unidade básica de Saúde e de modo geral, a Atenção Primária, não são capazes de resolver os problemas destes. Conclusão: Concluímos que tanto
os trabalhadores como a própria Atenção primária são vistos como “Invisível Social” no cenário de saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/