COMPREENSÃO DO ADOLESCENTE SOBRE SER SOROPOSITIVO – A ENFERMAGEM NA PRÁTICA DO ACONSELHAMENTO
Resumo
Este estudo tem como objeto a compreensão do jovem sobre a dimensão de ser soropositivo na adolescência. Promover a saúde precocemente faz-se necessário a fim de incentivar estes jovens a procurarem profissionais de saúde para o aconselhamento, quanto aos mais diversos assuntos referentes não só a patologia, mas também a sua socialização. Tem-se os seguintes objetivos: identificar as dificuldades enfrentadas no entendimento do adolescente sobre ser um portador do HIV/AIDS; discutir questões que norteiem os enfermeiros no aconselhamento de jovens portadores de HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados obtidos neste estudo levam-nos a entender que auto cuidado e aconselhamento são práticas interligadas. A Enfermagem como ciência holística tem em suas mãos um cuidado extremamente importante: o da escuta ativa, propiciando ao indivíduo não só o reconhecimento de atitudes que provocam risco a saúde, mas seu reconhecimento quanto a indivíduo racional capaz de fazer escolhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/