Terapia com plasma autólogo no tratamento de úlcera de córnea em equino: relato de caso
Palavras-chave:
Patologia ocular, Imunoterapia, medicina equinaResumo
Introdução: Úlceras de córnea são lesões de importância dentro da medicina equina em decorrência da importância da visão para estes animais. A patologia ocorre em virtude de traumas na baia que atinjam os olhos, grãos de areias provenientes de pista de competições, e, de anormalidades nos cílios. Em úlceras de córnea, ocorre a perda do revestimento superficial desta. Nesta enfermidade, o animal apresenta quadros de dor, blefarospasmo, épifora, fotofobia. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de caso de úlcera de córnea em equino, no qual ocorreu a utilização de plasma autólogo no tratamento. Relato de Caso: Uma equino de pelagem alazã, sem raça definida, foi atendida no Hospital Veterinário da AMAN, em Resende/RJ, no dia 29 de fevereiro de 2024, com histórico clínico de olho esquerdo fechado e lacrimejamento. Foi observado, no exame físico, paramentos vitais sem alterações. O animal apresentava-se reativo, com edema de conjuntiva e úlcera visível. De tratamento, optou-se pela associação de flunixin meglumine intravenoso, dipirona sódica, trobamicina colírio e plasma autólogo em colírio. O plasma autólogo, através dos fatores de crescimento, é responsável pela aceleração da cicatrização, além de seus componentes antiflamatório diminuírem as possibilidades de infecções. Conclusão: O emprego do plasma autólogo no tratamento de úlceras de córnea para auxiliar na melhor cicatrização e efeitos antiflamatório é adequado no protocolo terapêutico. O tratamento obteve resultados positivos para o paciente e apresentou excelência em relação ao custo-benefício. Atráves do presente relato de caso é possível concluir a existência de benefícios da utilização do plasma autólogo no tratamento de úlceras de córnea em equinos.
Referências
ALIO, J.L., Arnalich-Montiel, F. and Rodriguez, A.E. (2012) The role of ‘eye platelet rich plasma’ (E-PRP) for wound healing in ophthalmology. Curr. Pharm. Biotechnol. 13, 1257- 1265 2017
BROOKS, D. E. Oftalmologia Equina. American College of Veterinary Ophthalmologists, v. 48, p. 300, 2002
CATALANO, Francisco Augusto et al. Terapia clínica no tratamento de úlcera de córnea em melting em equino: relato de caso. Campo Digit@l: Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, Centro Universitário Integrado, ano 1, v. 14, n. 55-61, ed. 1, p. 55-61, Dez, 2019
CHMIELEWSKI NT, Brooks DE, Smith PJ, Hendrix DVH, Whittaker C, Gelatt KN (1997). 25 Visual outcome and ocular survival following iris prolapse in the horse: A review of 32 cases. Equine Veterinary Journal, 29: 31-39
FERREIRA, Leonor Amarelo. Utilização de plasma autólogo no tratamento de úlceras da córnea no cão: estudo retrospectivo de 30 casos. 2022. 105 p. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2022.
LASSALINE, M. Desordens do olho e da visão. In: Medicina Interna Equina. 4. ed. St. Louis, Missouri: Elsevier Saunders, 2018. p. 1143-1149
MARX, R. E. Plasma Rico em Plaquetas: Evidências que Apoiam seu Uso. Revista de Cirurgia Oral e Maxilofacial, v. 62, n. 4, p. 489–496, 2004.
OLLIVIER, F. J. Tratamento Médico e Cirúrgico de Úlceras de Córnea em Fusão Que Exibem Atividade Hiperproteinase em Cavalos. Técnicas Clínicas na Prática Equina, v. 4, n. 1, p. 50–71, mar. 2005.
OZI TJ, Paretsis NF, Baccarelli DC, Biaggi CP, Roncati NV, Correa RR. Possibilidades cirúrgicas para o tratamento das úlceras de córnea em equinos. Rev Bras Med Equina.,10(56):4-7., 2014.
RUSHTON, J. O.; KAMMERGRUBER, E.; TICHY, A.; EGERBACHER, M; NELL, B.; GABNER, S. Effects of three blood derived products on equine corneal cells, an in vitro study. Equine Veterinary Journal 50 (2018) 356–362; 2017.
WILLIAMS, L. B.; PINARD, C. L. Úlceras de Córnea em Equinos. Compêndio: Educação Continuada para Veterinários, jan. 201
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Vieira Dias, Mariana Gomes Martin, João A. Emídio Bicalho, Ana Paula Aragão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam no Cadernos de Pesquisa do UNIFAA concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Cadernos de Pesquisa do UNIFAA.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Cadernos de Pesquisa do UNIFAA.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/