Política nacional de resíduos sólidos (Lei no 12.305/2010) e educação ambiental

Autores

  • Danielle Reis
  • Reis Friede
  • Flávio Humberto Pascarelli Lopes

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, gestão integrada, cultura, responsabilidade compartilhada

Resumo

DOI: 10.24859/fdv.2017.1007

O presente trabalho discute a necessária efetivação da Lei no 12.305/2010, destacando aspectos como a gestão integrada dos resíduos sólidos e a responsabilidade compartilhada entre governos e sociedade. Argumenta que uma política pública que se propõe a modificar comportamentos e práticas enraizadas, no tocante ao manejo e gerenciamento do antes considerado lixo, não se constrói apenas com a homologação de uma lei. Conclui-se que, para se alcançar a etapa do engajamento popular, é necessária a efetivação de políticas públicas de educação ambiental, uma vez que tudo começa na separação e descarte adequado dos resíduos na fonte geradora, o que evita a perda de qualidade dos materiais recicláveis. A população precisa ser educada adequadamente de modo que possa mudar seus hábitos no momento do descarte do lixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Reis

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Reis Friede

Desembargador Federal e ex-membro do Ministério Público. Mestre e Doutor em Direito pela UFRJ. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta. Autor de várias obras jurídicas, dentre as quais se destaca Ciência do Direito, Norma, Interpretação e Hermenêutica Jurídica, Editora Manole Universitária, 9a edição, 2015.

Flávio Humberto Pascarelli Lopes

Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2018-01-23

Como Citar

Reis, D., Friede, R., & Lopes, F. H. P. (2018). Política nacional de resíduos sólidos (Lei no 12.305/2010) e educação ambiental. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 14(1), 99–111. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/251

Edição

Seção

Artigos