O "Espaço do Cidadão" no Brasil urbano-metropolitano: transição demográfica, transições urbanas e mobilidade espacial

Autores

  • João Eduardo de Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n1.1320

Palavras-chave:

Espaço do cidadão, Mobilidade espacial, Conectividade, Acessibilidade, Brasil urbano-metropolitano

Resumo

Este artigo tem como objetivo associar a perspectiva desenvolvida por Milton Santos acerca do "espaço do cidadão" aos conceitos de transição demográfica e de transições urbanas, enfatizando à importância da implantação de políticas públicas que levem a melhorias nas condições de mobilidade espacial, acessibilidade e conectividade no Brasil urbano-metropolitano. A efetivação da cidadania ou do Direito ao "espaço do cidadão" representa renda monetária, bem estar social e oportunidades. Ou seja, os três elementos que embasam o que David Harvey conceituou como "renda real".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Eduardo de Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Geógrafo. Licenciado e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFRJ. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pereira, J. E. de A. . (2022). O "Espaço do Cidadão" no Brasil urbano-metropolitano: transição demográfica, transições urbanas e mobilidade espacial. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 20(1), 66–78. https://doi.org/10.24859/RID.2022v20n1.1320

Edição

Seção

Artigos