Ensaio sobre as iniquidades da fiança locatícia gratuita

Autores/as

  • Maria Celina Bodin de Moraes
  • Gabriel Schulman

Palabras clave:

Fiança locatícia, contrato gratuito, bem de família, interpretação à luz dos princípios constitucionais

Resumen

Em um ambiente civilista coroado pelo princípio da dignidade humana e transformado pelo instituto da boa-fé em todas as suas manifestações, o presente ensaio sustenta que o instituto da fiança locatícia gratuita carece de legitimidade. Na atualidade, a fiança locatícia assemelha-se a uma “espada de Dâmocles” a pender sobre a cabeça do fiador, o qual, ao oferecer seu patrimônio pessoal, incluindo seu bem de família, em garantia de dívida alheia, sem qualquer contraprestação, em nome de amizade, generosidade ou ambos, mostra comportamento intrinsecamente ingênuo e inexperiente. Não obstante isso é tratado pelo ordenamento jurídico de modo muito mais rigoroso do que o devedor principal, o que contraria a causa do contrato gratuito de fiança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Celina Bodin de Moraes

Professora Titular da Faculdade de Direito da UERJ. Professora Associada da PUC-Rio.

Gabriel Schulman

Professor de Direito Civil da Universidade Positivo. Mestre em Direito pela UFPR. Doutor em Direito Civil pela UERJ. Advogado.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

de Moraes, M. C. B., & Schulman, G. (2018). Ensaio sobre as iniquidades da fiança locatícia gratuita. Revista Interdisciplinar Do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 16(2), 239–269. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/FDV/article/view/615