O lúdico na transição dos educandos da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n2.1137Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino fundamental, LúdicoResumo
Objetivo: é relatar as expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental através de revisão da literatura. Materiais e Métodos: Foi realizado levantamento retrospectivo no “Google Scholar”; “Scielo”; “Revista Educação e Pesquisa”; “Revista Saberes Pedagógicos” (2016 a 2020). As primeiras palavras-chave orientadoras da pesquisa foram “Lúdico”; “Educação Infantil”; “Ensino Fundamental”, com o operador boleano “AND”. Resultados: Na segunda etapa foi realizada analise dos estudos que investigaram o processo de transição da EI para o EF; sendo excluídas deste estudo as pesquisas de levantamento bibliográfico. Na discussão os dados foram divididos em 4 pontos: 1-As expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 2-A importância do lúdico no processo de transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 3-O desinteresse do educando na transição da EI para o EF; 4-O professor e as possibilidades do lúdico na transição do educando da EI para o EF. Conclusão: Essa pesquisa vem proporcionar aos profissionais um compilado de estudos e discussões, dentro da temática, que os faça refletir sobre sua prática pedagógica no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Assim levando para seus alunos práticas consistentes que os acolham e auxiliem no processo de ensino aprendizagem durante o processo educacional.
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