O lúdico na transição dos educandos da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Carolina Marques de Carvalho Centro Universitário de Valença - UNIFAA
  • Kelly Gonçalves de Oliveira Centro Universitário de Valença - UNIFAA
  • Aline Aparecida de Souza Ribeiro Centro Universitário de Valença - UNIFAA

DOI:

https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n2.1137

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino fundamental, Lúdico

Resumo

Objetivo: é relatar as expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental através de revisão da literatura. Materiais e Métodos: Foi realizado levantamento retrospectivo no “Google Scholar”; “Scielo”; “Revista Educação e Pesquisa”; “Revista Saberes Pedagógicos” (2016 a 2020). As primeiras palavras-chave orientadoras da pesquisa foram “Lúdico”; “Educação Infantil”; “Ensino Fundamental”, com o operador boleano “AND”. Resultados: Na segunda etapa foi realizada analise dos estudos que investigaram o processo de transição da EI para o EF; sendo excluídas deste estudo as pesquisas de levantamento bibliográfico. Na discussão os dados foram divididos em 4 pontos: 1-As expectativas dos professores na transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 2-A importância do lúdico no processo de transição do educando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; 3-O desinteresse do educando na transição da EI para o EF; 4-O professor e as possibilidades do lúdico na transição do educando da EI para o EF. Conclusão: Essa pesquisa vem proporcionar aos profissionais um compilado de estudos e discussões, dentro da temática, que os faça refletir sobre sua prática pedagógica no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Assim levando para seus alunos práticas consistentes que os acolham e auxiliem no processo de ensino aprendizagem durante o processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Marques de Carvalho, Centro Universitário de Valença - UNIFAA

Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

Kelly Gonçalves de Oliveira, Centro Universitário de Valença - UNIFAA

Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

Aline Aparecida de Souza Ribeiro, Centro Universitário de Valença - UNIFAA

Centro Universitário de Valença (UNIFAA) – Valença (RJ).

Referências

BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental. (p. 215). São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI. Brasília: MEC/SEF, v.1, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2018.
CARMO, Débora de Lima do; MAIA, Maria Vitória Mamede. “Eu tô assustado. Não quero sair da minha escola”. Reflexões sobre a transição das crianças da educação infantil para o Primeiro ano do ensino fundamental. RevistAleph, v. 15, n. 30, p. 122-133, 2018.

CARVALHO, Marianne da Cruz de. A importância do brincar na construção de conhecimentos de crianças na pré-escola. 2016. 145f. Dissertação (Mestrado em Docência e Gestão da Educação) - Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2016.

CHECCONI, Fabiana Fiorim. A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a criança no foco das investigações. 2016. 171f. Dissertação (Mestrado em Processos de ensino, gestão e inovação) - Centro Universitário de Araraquara – SP, 2016.

DIAS, Talita Larissa Amaral; GODOI, Yasmin. A criança e o brincar: transição da educação infantil para o ensino fundamental no ciclo de nove anos. 44f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxílium, Lins (SP), 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (organizadores). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 1, p. 69-85, 2011.
MOTTA. Flávia Miller Naethe. De criança a Alunos: a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental. São Paulo. Editora Cortez. 2013. Cap. 3.

VIEIRA, Larissa de Souza ; OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de. A importância dos Jogos e Brincadeiras para o Processo de Alfabetização e Letramento. In: Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2010. Disponível em: www.unifafibe.com.br. Acesso em: 20 abril de 2020.

PAZ, Anne Caroline dos Santos; OLIVEIRA, Renata Fernandes Nabas. A importância do olhar pedagógico na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Educação em debate, ano 41, n. 78, p. 20-32, 2017.

PEDERIVA, P; ALMEIDA, S.; MELLO, S. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: Uma teoria para orientar nosso pensar e agir docentes na educação infantil. In: Almeida, S.; Mello, S. A. Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba, Editora CRV, 2017.

SILVA. Amanda Tufi da. Ludicidade e educação a importância do brincar na educação infantil. Anhanguera: Itapecerica da serra, 2019.

VASCONCELLOS, Tânia de (Org.). Reflexões sobre Infância e Cultura Niterói: EdUFF, 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Cap. 7
ZANATTA, Joana; MARCON, Vera Inês; MOROCCO, Maria Lucia. O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. XII Congresso EDUCERE – UFFS. 2015.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Como Citar

Carvalho, C. M. de, Oliveira, K. G. de, & Ribeiro, A. A. de S. (2021). O lúdico na transição dos educandos da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Revista Saber Digital, 14(2), 80–95. https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n2.1137

Edição

Seção

Pedagogia