Mucocele salivar da glândula mandibular esquerda em cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2025v18n2.1702Palavras-chave:
mucocele salivar, sialoadenectomia, glândulas salivares, cãesResumo
Introdução: a mucocele salivar é uma afecção que se caracteriza pelo acúmulo de saliva nos tecidos adjacentes devido à ruptura de glândulas ou ductos salivares. Esta condição pode causar desconforto, comprometer a qualidade de vida do animal e, em casos mais graves, levar a infecções secundárias. Objetivo: o objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma cadela diagnosticada com mucocele salivar da glândula mandibular esquerda. Relato de caso: uma cadela SRD (sem raça definida), com 8 anos, foi atendida na Policlínica Veterinária em Valença/ RJ. O animal apresentava um aumento de volume flutuante na região submandibular esquerda. A mesma foi diagnosticada com mucocele salivar e submetida a um procedimento de drenagem, que resolveu temporariamente o acúmulo de fluido. Nos dois anos seguintes, o quadro se repetiu várias vezes. Após 2 anos, diante da persistência da condição, foi indicada a sialoadenectomia para remoção da glândula salivar afetada. Realizou-se também a linfadenectomia do linfonodo submandibular esquerdo. As glândulas e o linfonodo removidos foram enviados para exame histopatológico, que não identificou características de malignidade nas amostras. Durante o período de cicatrização, houve desenvolvimento de um seroma na área da ferida, que necessitou de drenagem. Após esse procedimento, a cicatrização prosseguiu de maneira satisfatória. Passados 12 dias da cirurgia, a cadela retornou para a retirada dos pontos. Conclusão: o tratamento da mucocele salivar em cães por meio da sialoadenectomia, é eficaz na prevenção de recidivas. A técnica cirúrgica, acompanhada de anestesia adequada e cuidados pós-operatórios rigorosos, é essencial para o sucesso do procedimento.
Downloads
Referências
BATISTA, Isadora Otoni. Mucocele salivar cervical em cão tratada com exérese das glândulas salivares mandibular e sublingual. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária, Uberlândia, 2022.
CINTI, Filippo, et al. Complications between ventral and lateral approach for mandibular and sublingual sialoadenectomy in dogs with sialocele. Veterinary Surgery, v. 50, n. 3, p. 579-587, Apr. 2021. DOI: 10.1111/vsu.13601. DOI: https://doi.org/10.1111/vsu.13601
COSTA, Cintia Kelly Lopes da et al. Mucocele salivar com presença de sialólitos, em cadela: relato de caso. 2017. Bacharelado em Medicina Veterinária pela UFERSA/CCA/DCA, Mossoró-RN, Brasil.
FOSSUM, Theresa W. Cirurgia de Pequenos Animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021. p. 358-363.
FURTADO, M. C. S.; CARVALHO, P. P. C. Mucocele faríngea em cães – Revisão de literatura. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, São Paulo, v. 11, n. 4, p. 448-455, out.-dez. 2017. Apud ANDRADE et al. (2011).
GOMES, Vanessa Chrystina Pontes da Silva. Rânula bilateral com recidiva em glândula mandibular e sublingual em cão. Recebido em 10 de fevereiro de 2017 e aceito em 9 de maio de 2017. Universidade Federal Rural do Semiárido UFERSA.
NUNES PIGNONE, Víviam et al. Sialólito no ducto da glândula mandibular em cão. Acta Scientiae Veterinariae, v. 37, n. 3, p. 277-280, 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-9216.16346
OLIMPO, M. et al. Diagnostic findings and surgical management of three dogs affected by osseous metaplasia secondary to a salivary mucocele. Animals, v. 13, p. 1550, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/ani13091550
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcela Helena Neves de Bem Vicente, Márcia Maria Aparecida de Bem, Anna Júlia Rodrigues Peixoto, Maria Bernadette da Silva, Sylvia Cristina Silva de Azevedo, Maria Eduarda dos Santos Lopes Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/