DEMODICIOSE SECUNDÁRIA AO HIPERADRENOCORTICISMO IATROGÊNICO EM CÃO: RELATO DE CASO

Autores

  • Carina Diniz Ramos
  • Renata Ribeiro Novais de Carvalho

Palavras-chave:

Demodex canis, imunossupressão, dermatopatia parasitária

Resumo

A demodiciose é uma dermatopatiatambém conhecida como sarna demodécica canina, sarna folicular ou sarna vermelha. É caracterizada pela excessiva proliferação do ácaro Demodex canis na pele de cães. Acomete os animais tanto na fase jovem quanto na adulta, sendo mais comum em filhotes e animais jovens. A demodiciose se classifica em relação às lesões em localizada ou generalizada. Cães com sarna demodécica possuem uma imunodeficiência de células T, que favorece a proliferação do ácaro, levando a uma imunossupressão, que está relacionada ao desenvolvimento da doença. Essa imunossupressão também pode ser causada pelo uso de corticoides e doenças que deprimem o sistema imune como, por exemplo, o hiperadrenocorticismo. O presente estudo teve como objetivo relatar um caso de demodiciose secundária ao hiperadrenocorticismo iatrogênico em cão.O animal havia sido submetido à corticoterapiadurante longo tempo. Foi realizado o tricograma, e o diagnóstico de demodiciose foi confirmado a partir da observação do ácaro em lâmina. O teste de estimulação adrenal com ACTH evidenciou o hiperadrenocoticismoiatrogênico. O tratamento instituído foi moxidectinaassociado ao xampu de peróxido de benzoíla. A alta foi dada após dois exames parasitológicos de raspado cutâneo profundo negativoscom intervalos de três semanas. Conclui-se que a demodiciosese manifesta associada à imunossupressão, que por sua vez, pode ser ocasionadapor uma doença primária, sendo importante o diagnóstico e tratamento da doença predisponente. O tratamento com a lactonamacrocíclica, moxidectina se mostrou eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Diniz Ramos

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Valença, Rio de Janeiro, Brasil.

Renata Ribeiro Novais de Carvalho

MSc. docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Valença, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Ramos, C. D., & Novais de Carvalho, R. R. (2018). DEMODICIOSE SECUNDÁRIA AO HIPERADRENOCORTICISMO IATROGÊNICO EM CÃO: RELATO DE CASO. Revista Saber Digital, 10(2), 82–92. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/279

Edição

Seção

Medicina Veterinária