DEMODICIOSE SECUNDÁRIA AO HIPERADRENOCORTICISMO IATROGÊNICO EM CÃO: RELATO DE CASO

Autores/as

  • Carina Diniz Ramos
  • Renata Ribeiro Novais de Carvalho

Palabras clave:

Demodex canis, imunossupressão, dermatopatia parasitária

Resumen

A demodiciose é uma dermatopatiatambém conhecida como sarna demodécica canina, sarna folicular ou sarna vermelha. É caracterizada pela excessiva proliferação do ácaro Demodex canis na pele de cães. Acomete os animais tanto na fase jovem quanto na adulta, sendo mais comum em filhotes e animais jovens. A demodiciose se classifica em relação às lesões em localizada ou generalizada. Cães com sarna demodécica possuem uma imunodeficiência de células T, que favorece a proliferação do ácaro, levando a uma imunossupressão, que está relacionada ao desenvolvimento da doença. Essa imunossupressão também pode ser causada pelo uso de corticoides e doenças que deprimem o sistema imune como, por exemplo, o hiperadrenocorticismo. O presente estudo teve como objetivo relatar um caso de demodiciose secundária ao hiperadrenocorticismo iatrogênico em cão.O animal havia sido submetido à corticoterapiadurante longo tempo. Foi realizado o tricograma, e o diagnóstico de demodiciose foi confirmado a partir da observação do ácaro em lâmina. O teste de estimulação adrenal com ACTH evidenciou o hiperadrenocoticismoiatrogênico. O tratamento instituído foi moxidectinaassociado ao xampu de peróxido de benzoíla. A alta foi dada após dois exames parasitológicos de raspado cutâneo profundo negativoscom intervalos de três semanas. Conclui-se que a demodiciosese manifesta associada à imunossupressão, que por sua vez, pode ser ocasionadapor uma doença primária, sendo importante o diagnóstico e tratamento da doença predisponente. O tratamento com a lactonamacrocíclica, moxidectina se mostrou eficaz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carina Diniz Ramos

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Valença, Rio de Janeiro, Brasil.

Renata Ribeiro Novais de Carvalho

MSc. docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA), Valença, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2018-02-09

Cómo citar

Ramos, C. D., & Novais de Carvalho, R. R. (2018). DEMODICIOSE SECUNDÁRIA AO HIPERADRENOCORTICISMO IATROGÊNICO EM CÃO: RELATO DE CASO. Revista Saber Digital, 10(2), 82–92. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/279

Número

Sección

Medicina Veterinária