UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA DE LONGA AÇÃO INJETÁVEL EM VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)

Autores

  • Igor Sulex de Oliveira Santos
  • Mariana Guimarães Graciosa
  • Isis Lustosa Goulart de Souza

Palavras-chave:

Bovino, suplementação hormonal., reprodução

Resumo

A progesterona é um hormônio sexual essencial para o equilíbrio ovariano, prepara o endométrio para manutenção de uma nova prenhez, impede a motilidade uterina, inibe o cio e o pico pré-ovulatório de LH. Tem total importância para a manutenção da gestação da fêmea bovina. Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência do uso da suplementação de progesterona aplicada em vacas leiteiras de elevada produção, submetidas à inseminação artificial em tempo fixo. Materiais e Métodos: O experimento foi realizado na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro. Foram selecionadas aleatoriamente 20 vacas da raça girolando. Os animais foram submetidos ao procedimento da IATF com a utilização de progesterona intravaginal no dia zero (D0) e 24h após a inseminação (progesterona de longa ação). O diagnóstico de gestação foi realizado no D30, através de palpação e ultrassonografia transretal. Resultados: No experimento realizado obteve-se 35% na taxa de prenhez da IATF com progesterona injetável de longa ação, não demonstrando um aumento significativo em relação ao ano anterior que foi de 30% (sem uso de progesterona de longa ação). Conclusão: Os resultados obtidos, nas condições em que o estudo foi realizado, permitiram verificar o uso da progesterona injetável de longa ação não é capaz de aumentar os índices da IATF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Sulex de Oliveira Santos

Medico veterinário autônomo

Mariana Guimarães Graciosa

Docente do Centro de Ensino Superior de Valença, Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Valença, RJ- Brasil.

Isis Lustosa Goulart de Souza

Docente do Centro de Ensino Superior de Valença, Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Valença, RJ- Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Santos, I. S. de O., Graciosa, M. G., & Goulart de Souza, I. L. (2018). UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA DE LONGA AÇÃO INJETÁVEL EM VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF). Revista Saber Digital, 10(1), 66–73. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/587

Edição

Seção

Medicina Veterinária