UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA DE LONGA AÇÃO INJETÁVEL EM VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)
Palavras-chave:
Bovino, suplementação hormonal., reproduçãoResumo
A progesterona é um hormônio sexual essencial para o equilíbrio ovariano, prepara o endométrio para manutenção de uma nova prenhez, impede a motilidade uterina, inibe o cio e o pico pré-ovulatório de LH. Tem total importância para a manutenção da gestação da fêmea bovina. Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência do uso da suplementação de progesterona aplicada em vacas leiteiras de elevada produção, submetidas à inseminação artificial em tempo fixo. Materiais e Métodos: O experimento foi realizado na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro. Foram selecionadas aleatoriamente 20 vacas da raça girolando. Os animais foram submetidos ao procedimento da IATF com a utilização de progesterona intravaginal no dia zero (D0) e 24h após a inseminação (progesterona de longa ação). O diagnóstico de gestação foi realizado no D30, através de palpação e ultrassonografia transretal. Resultados: No experimento realizado obteve-se 35% na taxa de prenhez da IATF com progesterona injetável de longa ação, não demonstrando um aumento significativo em relação ao ano anterior que foi de 30% (sem uso de progesterona de longa ação). Conclusão: Os resultados obtidos, nas condições em que o estudo foi realizado, permitiram verificar o uso da progesterona injetável de longa ação não é capaz de aumentar os índices da IATF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/