UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA DE LONGA AÇÃO INJETÁVEL EM VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)

Autores/as

  • Igor Sulex de Oliveira Santos
  • Mariana Guimarães Graciosa
  • Isis Lustosa Goulart de Souza

Palabras clave:

Bovino, suplementação hormonal., reprodução

Resumen

A progesterona é um hormônio sexual essencial para o equilíbrio ovariano, prepara o endométrio para manutenção de uma nova prenhez, impede a motilidade uterina, inibe o cio e o pico pré-ovulatório de LH. Tem total importância para a manutenção da gestação da fêmea bovina. Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar a eficiência do uso da suplementação de progesterona aplicada em vacas leiteiras de elevada produção, submetidas à inseminação artificial em tempo fixo. Materiais e Métodos: O experimento foi realizado na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro. Foram selecionadas aleatoriamente 20 vacas da raça girolando. Os animais foram submetidos ao procedimento da IATF com a utilização de progesterona intravaginal no dia zero (D0) e 24h após a inseminação (progesterona de longa ação). O diagnóstico de gestação foi realizado no D30, através de palpação e ultrassonografia transretal. Resultados: No experimento realizado obteve-se 35% na taxa de prenhez da IATF com progesterona injetável de longa ação, não demonstrando um aumento significativo em relação ao ano anterior que foi de 30% (sem uso de progesterona de longa ação). Conclusão: Os resultados obtidos, nas condições em que o estudo foi realizado, permitiram verificar o uso da progesterona injetável de longa ação não é capaz de aumentar os índices da IATF.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Sulex de Oliveira Santos

Medico veterinário autônomo

Mariana Guimarães Graciosa

Docente do Centro de Ensino Superior de Valença, Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Valença, RJ- Brasil.

Isis Lustosa Goulart de Souza

Docente do Centro de Ensino Superior de Valença, Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Valença, RJ- Brasil.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Santos, I. S. de O., Graciosa, M. G., & Goulart de Souza, I. L. (2018). UTILIZAÇÃO DE PROGESTERONA DE LONGA AÇÃO INJETÁVEL EM VACAS LEITEIRAS SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF). Revista Saber Digital, 10(1), 66–73. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/587

Número

Sección

Medicina Veterinária