Mucosa gástrica heterotópica em vesícula biliar: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.24859/SaberDigital.2021v14n1.934Palavras-chave:
heterotopia, tecido heterotópico, trato gastrointestinalResumo
Introdução: A heterotopia pode ser definida como a ocorrência de tecido bem diferenciado em um local anormal, um sinônimo utilizado por alguns autores é “coristoma” (Choristosgregos = separados), o que denota uma massa de tecido histologicamente normal localizado em um local não habitual. Tecidos heterotópicos de vários tipos foram descritos na literatura, tais como mucosa gástrica e mucosa intestinal, comparando com todo o trato gastrointestinal, relatos de mucosa gástrica heterotópica na vesicular biliar são extremamente raros. Objetivo: Divulgar um caso atípico de mucosa gástrica heterotópica em vesicular biliar em paciente do Hospital Escola de Valença, com seu consequente desfecho, através da análise de prontuário.Relato de caso: Mulher de 41 anos atendida no Hospital Escola de Valença apresentando dor recorrente em hipocôndrio direito e região epigástrica, distensão abdominal, náuseas e icterícia, sendo diagnosticada com heterotopia de mucosa gástrica em vesícula biliar e submetida à colecistectomia videolaparoscópica. Conclusão: O diagnóstico deve sempre ser considerado em pacientes jovens com colecistite alitiásica e em qualquer tipo de alteração morfológica da vesícula, devido à associação existente entre esta alteração e o aumento de risco de câncer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/