Contaminação de telefones celulares da equipe multiprofissional em uma unidade de terapia intensiva
Keywords:
Aparelho celular, ontaminação, Staphylococcus aureusAbstract
Observa-se o uso indiscriminado de celulares pelos profissionais de saúde dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os objetivos deste estudo são investigar se há contaminação bacteriana por Staphylococcus nos telefones celulares da equipe multiprofissional de uma UTI e identificar se estes profissionais realizam algum tipo de desinfecção em seus aparelhos celulares. Foram coletados 50 swabs para amostras da superfície de aparelhos celulares de membros da equipe da UTI de um hospital da região sul fluminense. Para identificar se os profissionais realizavam algum tipo de limpeza em seu aparelho, foi aplicado um questionário semiestruturado. Verificou-se que em 100% (50) dos aparelhos analisados cresceu Staphylococcus, 72% (36) das amostras eram coagulase negativo (S. spp), e 28% (14) amostras eram coagulase positiva (S. aureus). Em relação à sensibilidade à oxacilina, identificou-se em 18% (9) dos aparelhos o S. aureus resistente a meticilina (MRSA). Mais ainda, apenas 24% (12) dos profissionais têm o hábito de realizar a desinfecção seu aparelho celular. Este fato pode vir a ser um fator de propagação e disseminação destes microrganismos dentro do ambiente hospitalar e na comunidade em geral. Entende-se que há uma necessidade urgente da conscientização, através da educação continuada, desta comunidade hospitalar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/