IMPORTÂNCIA DA AMBIÊNCIA PARA O DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO DE VACAS LEITEIRAS
Keywords:
Compost barn, estresse térmico, bovinosAbstract
O estresse térmico é um problema típico encontrado no manejo de vacas leiteiras reduzindo a produção. A produção de leite e os aspectos reprodutivos são processos de grande importância na eficiência de produção pelos seus reflexos diretos na produtividade e rentabilidade. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da ambiência para o desempenho produtivo e reprodutivo de vacas leiteiras. Material e Métodos: Utilizou-se um grupo de 85 vacas (raça holandesa e 7/8 de holandês) mantidas em dois tipos de sistemas: semi-intensivo (pastejo rotacionado) entre maio de 2015 a abril de 2016, e intensivo (compost barn) entre maio de 2016 a setembro de 2017. Foram avaliados os dados de produção de leite, taxa de concepção e taxa de concepção/IATF. Resultados: Na produção de leite vaca/dia verificou-se maior produção no sistema intensivo, tanto na “época de calor” (EC) (26,9 vs. 21,0; p<0,05) quanto na “época de frio” (EF) (30,3 vs. 22,3 vs. 20,6; p<0,05). O índice da taxa de concepção/IATF não apresentou diferença considerável nos dois tipos de sistemas na EC (37% vs. 35%; p>0,05) e na EF (46% vs. 56% vs. 35%; p>0,05). Na taxa de concepção geral, não houve mudança significativa nos dois tipos de sistemas, na EC (35% vs. 46%; p>0,05) e na EF(41% vs. 43% vs. 32%; p>0,05). Conclusão: A intensificação do sistema aumentou a produtividade das vacas sem prejudicar os índices reprodutivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/