AUSÊNCIAS DENTÁRIAS ATÍPICAS - SÉRIE DE CASOS
Keywords:
agenesia dentária, anomalias de número, dentição permanenteAbstract
A agenesia dentária, também definida como ausência congênita de um ou mais dentes decíduos ou permanentes, é uma das anomalias dentárias mais freqüentes no ser humano e traz consequências que vão desde problemas estéticos a graves problemas de oclusão, porém, nas últimas décadas a classe odontológica tem-se deparado com mais frequência com ausências consideradas raras na literatura e precisa estar preparada para lidar com esta realidade. Objetivo: Este trabalho tem por finalidade relatar 3 casos de ausência dentária e comparar estes casos com o que a literatura mostra em relação `a prevalência e incidência das anomalias dentárias congênitas, analisando também seus aspectos etiológicos. Relato de Caso: Foi realizado um relato de uma série de casos clínicos de agenesias dentárias em pacientes odontopediátricos. Os casos foram observados no período de 2015 a 2017 na clínica de odontopediatria da FOV e em consultório particular de uma das autoras. Os três casos eram de ausência de elementos considerados estáveis. O primeiro caso tem ausência dos primeiros molares permanentes, o segundo caso tem múltiplas ausências, entre elas, dos incisivos inferiores permanentes e o terceiro caso, dos segundos molares permanentes, sendo que nenhum dos casos estão relacionados à síndromes. Conclusão: Nota-se a existência de uma tendência para o aumento das ausências congênitas não síndrômicas ao longo das gerações e que este este acréscimo não vem ocorrendo em padrões esperados que seria nos últimos dentes de cada série, sendo, os casos apresentados, considerados raros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/