PITIOSE CUTÂNEA EM EQUINO: RELATO DE CASO
Keywords:
Pythium insidiosum, cavalo, cirurgia, diagnóstico, pitium-vacAbstract
A pitiose cutânea nos equinos é uma enfermidade que leva a grandes perdas econômicas no mercado dos cavalos. É causada pelo fungo Pythium insidiosum e provoca sinais clínicos como presença de massa ulcerada principalmente nas extremidades dos membros, com prurido intenso, claudicação e podendo levar a auto-mutilação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um equino diagnosticado com pitiose cutânea. Relato de Caso: Equino macho, SRD com 9 anos de idade deu entrada no Hospital Veterinário Escola da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença/RJ, apresentando lesão cutânea extensa no membro posterior esquerdo, a cerca de um mês, segundo relato do proprietário. O animal foi submetido a exames clínicos e laboratoriais como hemograma, histopatologia e radiografias do local; e tratado através de processo cirúrgico e imunoterapia com PITIUM-VAC. O animal veio a óbito dois dias após a cirurgia por causa desconhecida. Conclusão: O presente trabalho demonstra a importância do conhecimento da doença e forma de diagnóstico, inclusive como diagnóstico diferencial de outras doenças de difícil cicatrização dos equinos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/