Anais do IV CLAM
Abstract
PREFÁCIO O ESTUDANTE DE MEDICINA E A INICIAÇÃO CIENTÍFICAAs nações mais ricas e influentes do planeta direcionam parte do seu orçamento para programas de pesquisas científicas, buscando avanço e independência tecnológica, fatores essenciais para o crescimento de um país.
Os programas de pesquisas, oferecidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) constituem a melhor forma de introduzir os discentes à futura prática científica. Espera-se, primeiramente, que os alunos que vivenciaram a iniciação cientifica durante sua graduação, continuem produzindo conhecimento e tecnologia por meio de pesquisas próprias, após o término do curso.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina, as IES que oferecem o curso precisam desenvolver atividades que complementares às disciplinas obrigatórias, dentre elas, a iniciação científica. Dessa forma, os projetos de pesquisa nos cursos de Medicina constituem um princípio institucionalizado, que demonstra a importância da Iniciação Científica no cenário da formação médica.
A relação aluno/professor é uma das experiências mais valiosas durante a realização do projeto de pesquisa. O orientador reserva atenção especial ao seu aluno (modelo centrado no estudante), possibilitando troca de experiências e conhecimentos o que constitui um aprendizado único no currículo do estudante. Os valores de um professor são facilmente transmitidos ao seu orientando, por constituir uma figura de grande influência e respeito para ele. Na medicina, esse fato ganha ainda mais importância, pois o aluno absorve as qualidades morais/atitudinais e intelectuais que deve cultivar na sua prática profissional, de forma mais intensa do que seria possível em aulas convencionais.
Os Anais do IV Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina/ IV CLAM apresenta a produção científica das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina de Valença, no período de março de 2016 a abril 2017.
É com enorme satisfação e orgulho que apresentamos, aqui, as excelentes pesquisas desenvolvidas no curso, bem como, parabenizamos os acadêmicos pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Prof. Leandro Raider
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/