TRATAMENTO CONSERVADOR DA PERIODONTITE AGRESSIVA: RELATO DE CASO
Keywords:
Periodontite agressiva, tratamento conservador, antimicrobianosAbstract
Introdução: A Periodontite Agressiva é considerada rara, caracteriza-se por rápida destruição das estruturas de suporte dos dentes em conjunto com níveis de placa não significantes ao grau de destruição, em indivíduos sistematicamente saudáveis. Além disso, a ocorrência familiar dos casos é outra característica da Periodontite Agressiva. Trata-se de uma doença complexa, com muitos fatores relacionados à sua manifestação: variações genéticas individuais; deficiência na resposta imunológica e microbiota subgengival patogênica. Com estas características, se torna importante elucidá-las para um tratamento correto ao paciente com Periodontite Agressiva. Objetivo: Este artigo tem como objetivo relatar um caso clínico onde se realizou o tratamento não cirúrgico da Periodontite Agressiva associado à antimicrobianos sistêmicos. Relato de Caso: a paciente no presente estudo foi diagnosticada com
Periodontite Agressiva Generalizada, onde o tratamento foi realizado na Clínica de Especialização de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Valença no período de 2013 a 2015 e retornando no ano de 2018. O tratamento realizado foi conservador através de raspagem e alisamento radicular ultrassônico e manual em conjunto com antimicrobianos. A manutenção foi trimestral até o ano de 2015. Conclusão: Na Periodontite Agressiva é imperativo dar ênfase à progressão rápida, a pouca quantidade de placa e à agregação familiar para um diagnóstico rápido e a realização de um tratamento correto através de raspagem e alisamento radicular associado com antibioticoterapia, caracterizando o tratamento conservador. Entretanto, a terapia de manutenção e a cooperação do paciente são essenciais para alcançar sucesso no tratamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/