PUBERDADE PRECOCE ASSOCIADA A TUMOR DE CÉLULAS DA GRANULOSA, EM MENINA DE 3 ANOS: RELATO DE CASO
Keywords:
Puberdade precoce, tumor do seio endodérmico, neoplasias ovarianas, tumor de células da granulosaAbstract
Introdução: Os tumores ovarianos são raros na infância, sendo mais freqüentes os de origem germinativa e que se apresentam clinicamente com dor abdominal aguda ou crônica e massa pélvica. Os tumores da granulosa perfazem 4% dos tumores ovarianos na criança e, por serem produtores de esteróides, manifestam-se mais comumente como puberdade precoce isossexual. Relato de caso: Menina de 3 anos de idade, apresentando desenvolvimento das mamas e pelos, assim como aumento abdominal. Presença de massa abdominal e elevação de estradiol. Foi realizado tratamento cirúrgico com resultado de tumor de células da granulosa. Discussão: Alguns marcadores tumorais podem ser encontrados dentro da normalidade, neste tipo de tumor o Ca 125 pode estar normal, visto que não é marcador de tumores da linhagem estromal ou de células germinativas. A alfafeto-proteina neste caso se encontrava acima dos valores normais. Sempre diante de puberdade precoce isossexual atentar para a possibilidade de tumor ovariano. Conclusão: No caso que apresentamos, o manejo endocrino e oncológico permitiram o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/