AVALIAÇÃO DE SITUAÇÃO VACINAL DE CRIANÇAS ADSCRITAS NA UBS DO BAIRRO DE FÁTIMA NO MUNICÍPIO DE VALENÇA- RJ
Keywords:
Vacinação, imunidade, doenças transmissíveisAbstract
Introdução: A vacinação de rotina consiste no estabelecimento de um calendário vacinal que deve ser aplicado ao indivíduo desde o nascimento, visando garantir prevenção específica das doenças imunopreveníveis e indução da imunidade de massa. Objetivo: Caracterizar a cobertura vacinal da população infantil adscrita na UBS Bairro de Fátima - Valença – RJ. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo coorte transversal, que produz resultados “instantâneos” da situação de saúde de um local. O método utilizado foi coleta de dados a partir da caderneta vacinal. O estudo fora realizado com base em dados vacinais de 100 crianças, de 0 a 5 anos de idade, incluindo ambos os sexos. A partir dos dados obtidos, foram separados em grupos com vacinação completa e incompleta, bem como as vacinas com maior índice de inadimplência. Resultados: De 100 crianças, 52% eram do sexo masculino e 48% do sexo feminino e a taxa de vacinação incompleta, foi respectivamente, 23% e 27%. A maior taxa de falta de cobertura está entre as vacinas contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Varicela. Conclusão: A taxa de falta da cobertura vacinal condiz com a média dos estudos nacionais. Contudo, nos estudos base as principais vacinas não realizadas foram Hepatite A e Poliomielite, diferente do nosso estudo em que as de menor cobertura foram tríplice e tetra virais. Apesar de estar dentro da meta esperada pelo Ministério da Saúde, a cobertura vacinal local deve ser estimulada para redução de ocorrência de doenças.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/