RETALHO RETROAURICULAR POSTERIOR ILHADO: RELATO DE CASO
Keywords:
Reconstrução, Masson, auricularAbstract
Introdução: Os defeitos de concha auricular podem constituir um desafio no que se refere à reconstrução, por se tratar de uma área anatômica parcialmente escondida e de difícil restauração. Dentre as técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, encontra-se o retalho auricular posterior ilhado, conhecido como retalho de Masson, que apresenta facilidade de aplicação, além de bom resultado estético e funcional. Objetivo: Divulgar um caso atípico de reconstrução de concha auricular utilizando a técnica do retalho retroauricular posterior ilhado. Relato de caso: Homem branco de 77 anos atendido no Hospital Escola de Valença para investigação de lesão ulcerada em pavilhão auricular esquerdo, que surgiu há um ano, associada a prurido local, secreção sanguinolenta, e dor à palpação. Foi realizada cirurgia plástica utilizando a técnica de retalho auricular posterior ilhado, com consequente diagnóstico de
carcinoma basocelular, evoluindo no pós-operatório sem intercorrências. Conclusão: O retalho auricular posterior ilhado é uma técnica muito simples de se executar e fornece um bom resultado estético para reconstruir defeitos de concha de tamanho variável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/