PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE SERRANOS – MG SOBRE A FEBRE MACULOSA E A RAIVA
Keywords:
Carrapato, morcego, animais, saúde coletivaAbstract
Introdução: As zoonoses são doenças comuns aos animais e os homens que representam uma preocupação para área da saúde. A febre maculosa é uma
doença infecciosa transmitida por carrapatos infectados gerando principalmente um estado febril agudos com necessidade de tratamento precoce para reduzir evolução do caso. A raiva é uma doença causada por um vírus neurotrópico, transmitida pela saliva e/ou secreções de mamíferos infectados, causando sinais neurológicos que evoluem rapidamente para a letalidade. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos moradores do município de Serranos – MG sobre as zoonoses, febre maculosa e raiva para a saúde pública. Material e Métodos: Foram entrevistados 112 moradores de Serranos/MG com o auxílio de um questionário com perguntas sobre as zoonoses determinadas. As respostas foram registradas em planilha Excel e expressas em porcentagem, posteriormente foram correlacionadas à literatura. A divulgação de um folder informativo foi realizada junto às entrevistas.
Resultados: Somente 25% dos entrevistados possuíam conhecimento sobre o que são zoonoses e 73,21% possuíam contato com animais domésticos. Dos
proprietários todos informaram realizar a vacinação de seus animais, entretanto, nem todas as vacinas necessárias a cada espécie. Das zoonoses estudas 70,53% e 43,74% dos moradores sabiam o que era raiva e febre maculosa, respectivamente. O conhecimento da sintomatologia e profilaxia foram mais escassos. Conclusão: Os moradores ainda necessitam de conhecimento adequado sobre as zoonoses. Tais informações são importantes em regiões com possíveis áreas de risco e devido ao aumento do contato com os animais domesticados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/