A IDEOLOGIA DA OBJETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA INSTÂNCIA EPISTEMOLÓGICA PARA O DIREITO
Abstract
A Teoria Pura de Kelsen, assentada em bases positivistas, teve o objetivo de tornar- se, cientificamente, uma instância epistemológica geral para o direito, a partir de uma depuração ideológica de fatores extra normativos. Fazendo-se esta depuração, o presente Jurista acreditou que sua teoria apreendeu seu verdadeiro objeto, totalmente separado do sujeito e, que construiu uma verdadeira ciência, neutra, purificada de qualquer ideologia para o direito. A importância da presente pesquisa reside na necessidade de se demonstrar que a neutralidade metodológica presente na obra Teoria Pura do Direito não produz uma solução axiologicamente neutra e que sua maneira de conceituar a metodologia enquadra-se numa substância ideológica conservadora de preservação do Estado Liberal. Nesse passo, na ideologia adota-se uma metodologia pela metodologia – em nome de um formalismo – para que as abordagens alternativas possam ser a priori desacreditadas e deslegitimadas de um discurso racional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/