DIREITO E ALTERIDADE – O SER E O OUTRO
Resumen
O presente artigo baseia-se no mito da criação do homem encontrado no livro intitulado Protágoras, de Platão, e visa abordar o tema alteridade como ponto essencial à sustentação da vida no planeta Terra. Todos os seres, e cada um em especial, contribuem para que o sistema se sustente e consequentemente a vida de todos os seus componentes, inclusive a vida humana. O ser humano comumente gravita, em torno de si mesmo e de seus interesses imediatos, postergando as consequências de seu alto poder destrutivo, de seu comportamento imaturo e egoísta, como se estas nunca o fossem atingir. Carece do sentido de justiça para coabitar harmonicamente com seus semelhantes, ficando ainda mais distante do ideal de respeitar os demais seres diferentes de sua espécie. Torna-se imprescindível transpor o véu e enxergar além de si mesmo, a intrincada e tênue rede, onde uma força invisível, mas perceptível, mantém o equilíbrio do meio em que vivemos. Aborda-se o desafio humano de superar o ego aproximando-se de sua essência e o papel fundamental da concepção de alteridade nesse processo, a fim de que seja possível existir um ambiente mais harmônico de vida sustentável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/