ENDOCRINOPATIAS COM REFLEXO NA CÚTIS DE CANINOS (CANIS FAMILIARIS)
Resumen
Embora o diagnóstico das endocrinopatias não seja comum na clínica de pequenos animais, é de suma importância fazê-lo corretamente a fim de se evitar implementação de tratamentos errôneos para a lesão apresentada pelo paciente e com isso evitar maiores problemas para este. A partir de sinais clínicos dermatológicos específicos, como alopecia bilateral e simétrica pode-se suspeitar de uma endocrinopatia como causa determinante da dermatose; porém o diagnóstico conclusivo se faz com base em dosagens hormonais, facilmente alteradas por determinados medicamentos, e de custo elevado, o que torna este diagnóstico difícil e nem sempre desejado pelo proprietário. Se não tratada, a endocrinopatia pode causar a longo prazo problemas mais graves, o que predispões à instalação de dermatites secundárias, que são normalmente causadas por agentes oportunistas. Logo se mostra muito valioso o diagnóstico correto e precoce e a instalação do tratamento adequado. São nove as principais endocrinopatias com reflexo na pele dos cães, divididos em grupos de hormônios da tireóide, hormônios adrenais, hormônios sexuais e hormônios de crescimento: Hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperstrogenismo, alopecia estrógeno responsiva, hipersensibilidade hormonal, hipoandrogenismo, disfunção de progesterona, hiposomantropismo, e hipersomantropismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/