HIPERPLASIA INTERDIGITAL EM BOVINOS: RELATO DE CASO
Palabras clave:
tiloma, afecções podais, claudicaçãoResumen
Introdução: A hiperplasia interdigital é uma reação proliferativa da pele e subcutâneo com a neoformação do tecido subsequente firme, caracterizada por claudicação, inflamação dos tecidos subcutâneos do espaço interdigital e infecção por bactérias anaeróbicas. Pode ser unilateral ou bilateral, e é mais comum no membro posterior, sobretudo em animais adultos e pesados em regime de confinamento e semiconfinamento. Objetivo: O trabalho tem por objetivo relatar um caso de hiperplasia interdigital em bovinos e apontar que esta enfermidade, entre outras afecções podais assumem caráter preocupante em bovinos em regime de confinamento e semiconfinamento. Relato de Caso: Uma vaca mestiça leiteira criada em sistema semi-extensivo apresentou aumento de volume no espaço interdigital do membro posterior esquerdo que evoluiu para a forma grave. Foi observado crescimento irregular da pinça e aspecto de necrose em alguns pontos, o espaço interdigital apresentava-se com tecido hiperplásico com sangramento e aspecto de necrose com odor desagradável sugestivo de miíase. Em estação a vaca apresentava arqueamento de coluna e desconforto ao apoio revezando a pisada dos membros posteriores, revelando sinais de dor, edema e vermelhidão da região da quartela. O animal foi submetido a cirurgia para retirada do tecido hiperplásico, o local foi higienizado, submetido à curativo e avaliado semanalmente até a melhora clínica significativa. Conclusão: Conclui-se que a hiperplasia interdigital é uma enfermidade de grande importância, principalmente para animais que vivem em locais predisponentes. A atenção do produtor e do médico veterinário é de suma importância para o tratamento dos animais acometidos e para se evitar novos casos na propriedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/