Pleuropneumonia em equino do Exército Brasileiro: relato de caso

Autores/as

  • Taciany Almeida Ribeiro
  • Marcelo de Oliveira Henriques

Palabras clave:

Pleurite, Pneumonia, Toracocentese

Resumen

A pleuropneumonia é conhecida como pleurite ou derrame pleural infeccioso, muitas vezes resultante do transporte de cavalos. Comumente é decorrência do confinamento, o que resulta em pneumonia bacteriana por contágio das vias respiratórias inferiores pela microflora orofaríngea. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de relatar o caso de um equino macho, 20 anos, sem raça definida, diagnosticado com esta enfermidade. Neste relato, o animal apresentou alguns sinais, como: febre de origem desconhecida, sons respiratórios anormais, emagrecimento progressivo, dispneia e secreção nasal sanguinolenta que progrediu para purulenta. Após a primeira punção, foi confirmado clinicamente o diagnóstico de pleuropneumonia, o material foi encaminhado para a cultura, sem crescimento bacteriano. O tratamento foi realizado com antibióticos, antiinflamatório, polivitamínicos, fluidoterapia, protetor de mucosa gástrica e punções pleurais. O procedimento de toracocentese além de ser um método de diagnóstico fundamental, é um procedimento que promove conforto e estabilização da respiração do cavalo quando grandes volumes de líquidos são retirados da cavidade pleural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taciany Almeida Ribeiro

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Marcelo de Oliveira Henriques

Médico Veterinário, Doutorando na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Publicado

2017-11-04

Cómo citar

Ribeiro, T. A., & Henriques, M. de O. (2017). Pleuropneumonia em equino do Exército Brasileiro: relato de caso. Revista Saber Digital, 9(01), 136–144. Recuperado a partir de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/383

Número

Sección

Medicina Veterinária