Carcinoma epidermoide unilateral de terceira pálpebra e bilateral de esclera em bovino – Relato de caso

Autores

  • Tamara Arantes Maciel
  • Jorge Henrique Sacramento Conceição
  • Saulo Andrade Caldas

Palavras-chave:

neoplasia, bovino, globo ocular

Resumo

Os Carcinomas de células epiteliais ou carcinomas de células escamosas (CCE) são considerados uma das neoplasias mais freqüentes em animais de produção, afetando principalmente os bovinos. No aspecto econômico, o CCE ocular é o segundo tumor que acarreta maiores prejuízos à bovinocultura. As causas do CCE ainda não são totalmente definidas, sabe-se que sua ocorrência está relacionada à idade, despigmentação, fatores genéticos, exposição cutânea aos raios solares em áreas desprovidas de pêlos, imunossupressão, cicatrizes, ulceras crônicas e regiões de altitude elevada. Os CCE apresentam crescimento lento e baixa freqüência de metástase, exceto os tumores pouco diferenciados. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma vaca da raça Girolando com aproximadamente sete anos de idade que foi atendida no Hospital Veterinário Escola da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença – RJ. O animal apresentava lacrimejamento principalmente no globo ocular direito; ao exame clínico constatou-se a presença de massas tumorais de coloração rosa clara na terceira pálpebra e também na porção superior da esclera bilateral. O mesmo foi submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada dos fragmentos e estes destinados ao Laboratório de Histopatologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença. Diante dos achados microscópicos pôde-se confirmar o carcinoma de células epiteliais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Arantes Maciel

Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Jorge Henrique Sacramento Conceição

Docente da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.

Saulo Andrade Caldas

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Maciel, T. A., Conceição, J. H. S., & Caldas, S. A. (2017). Carcinoma epidermoide unilateral de terceira pálpebra e bilateral de esclera em bovino – Relato de caso. Revista Saber Digital, 8(01), 164–174. Recuperado de https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/396

Edição

Seção

Medicina Veterinária