RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DO eCG NO PROTOCOLO DE IATF DE FÊMEAS NELORE
Palabras clave:
reprodução, bovino, prenhezResumen
A pecuária de corte no Brasil se caracteriza como uma atividade de produtividade reduzida. A atual situação econômica da pecuária mundial exige alta produtividade como garantia de retorno do capital investido a médios e curtos prazos. Tendo em vista que a reprodução animal é um dos alicerces da cadeia produtiva, sua eficiência deve ser detalhadamente monitorada visando maximizar o desfrute garantindo alta rotatividade financeira numa propriedade. A avaliação do escore de condição corporal é um método que avalia as reservas corporais sob forma de gordura. Com o intuito de aumentar a eficiência reprodutiva de bovinos, podem ser empregadas técnicas para diminuir o período de anestro pós-parto. Pesquisas identificam a importância do tratamento com eCG (Gonadotrofina coriônica equina) para aumentar a taxa de ovulação e de prenhez após o emprego de protocolos de sincronização para IATF (Inseminação artificial em tempo fixo). Neste trabalho foi observada a relação custo benefício do eCG no protocolo de IATF de fêmeas nelores. Para tal foram um total de 148 fêmeas Nelores mantidas a pasto,divididas aleatoriamente em dois tratamentos. O diagnóstico de gestação foi feito por palpação retal e ultrassonografia 60 dias após a IATF e também no final da estação de monta para diferenciar as gestações da IATF com as de monta natural. Concluiu-se que a utilização do eCG no protocolo de IATF em fêmeas Nelore com satisfatória condição corporal é inviável economicamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/