PREVALÊNCIA DO PRIMEIRO PRÉ - MOLAR EM EQUINOS NO MUNICÍPIO DE SENHORA DOS REMÉDIOS – MINAS GERAIS
Palabras clave:
odontologia, “dente de lobo”, afecções dentáriasResumen
As principais enfermidades orais dos cavalos são as afecções dentárias que podem ser influenciadas pelo manejo geral e alimentação desses animais. A avaliação da cavidade oral dos cavalos possibilita o diagnóstico de afecções orais e também o acompanhamento da eficácia dos tratamentos instituídos. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi avaliar a Prevalência do primeiro pré-molar em equinos de propriedades pertencentes ao município de Senhora dos Remédios, Minas Gerais. Materiais e Métodos: Foram avaliados 85 equinos adultos de diversas propriedades da cidade de Senhora dos Remédios do estado de Minas Gerais. Os animais do presente estudo eram SRD, manga-larga marchador e campolina, incluindo machos e fêmeas. A avaliação dos pacientes fez-se com um exame físico, que além da aferição dos parâmetros clínicos do animal, foram observados o comportamento do animal, o padrão de locomoção, a condição corporal, e relato de afecções, exames e procedimentos odontológicos previamente realizados. Resultados: De um total de 85 equinos avaliados 45 apresentaram o primeiro pré-molar. Dentre os 45 animais, dois apresentaram o primeiro pré-molar incluso. A localização predominante foi superior direito, e em seguida o superior esquerdo. Conclusão: As principais enfermidades desses animais são as afecções orais e podem ser influenciadas pelo manejo e alimentação. A odontologia equina ainda não é uma área muito explorada quando se trata de cavalos, e pudemos notar nesta pesquisa que, é de suma importância para manter a sanidade dos animais e seu bem-estar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/