ENFISEMA SUBCUTANEO MACIÇO ASSOCIADO A LESÃO DE VIA AEREA, APÓS TRAUMA TORÁCICO: RELATO DE CASO
Palabras clave:
trauma, pneumotóraxResumen
O objetivo do presente estudo é apresentar um caso clínico de enfisema subcutâneo maciço após trauma torácico com possível lesão de via aérea inferior não diagnosticada devido a impossibilidade de realizar o exame de broncoscopia. Materiais e métodos- Foi realizado um relato de caso retrospectivo sobre enfisema subcutâneo importante após trauma de tórax associado à lesão de via aérea. A pesquisa foi realizada no Hospital Escola Luiz Giuseffi Jannuzzi. Resultados- Pela apresentação ectoscopica do paciente, foi pensado no diagnostico de anafilaxia devido a presença de inchaço periorbitario e lábios, característico de angioedema, sendo realizada abordagem para anafilaxia. O sintoma mais sugestivo foi o acometimento de arvore brônquica e aparelho respiratório devido ao deslocamento brusco dos pulmões pelo trauma direto do acidente, evoluindo com enfisema subcutâneo. Foi utilizado dreno torácico fechado na tentativa de reduzir o enfisema subcutâneo, tendo essa terapia apresentado bons resultados na redução do quadro. Apesar de o paciente evoluir com um pneumotórax, identificado pela TC de tórax que foi solicitado para confirmar o diagnostico de enfisema subcutâneo, a provável causa para tal complicação foi o uso dos drenos bilaterais, mostrados no laudo a tomografia e confirmado pela esofagografia realizada durante a internação na UTI. Compreende-se que o pneumomediastino caracterizou-se como um achado importante na tomografia, corroborando com a hipótese da presença de lesão em via área inferior como causa do enfisema subcutâneo. Conclusão- Concluímos que são precários os números de casos de enfisema subcutâneo descritos na literatura quando associado diretamente ao trauma torácico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/