HEMATOMA ESPONTÂNEO DE RETO ABDOMINAL: RELATO DE CASO
Resumen
Introdução: O Hematoma espontâneo do músculo reto abdominal é uma condição incomum, causada pela concentração de sangue em sua própria bainha muscular e sem associação com traumas, embora outras condições tivessem sido relacionadas à entidade. O quadro clínico geralmente é inespecífico e possui semelhança com outras condições abdominais agudas, o que requer, na maioria das vezes, confirmação diagnóstica através de exame de imagem, evitando desta forma intervenções cirúrgicas desnecessárias. Objetivo: Descrever um caso clínico desta entidade pouco comum na prática médica, ocorrido e conduzido no Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi da Faculdade de Medicina de Valença/RJ. Relato de caso: Mulher, idosa, queixando-se de dor mesogástrica e em flancos há cerca de uma semana, sem fatores desencadeantes ou de melhora, associada ao surgimento de equimoses periumbilical e em flancos há dois dias. Ao exame, havia abaulamento assimétrico em mesogástrio mais pronunciado à esquerda, sinais de Laffond e Fothergill e massa palpável volumosa, dolorosa, fixa, bem delimitada e mantida com a manobra de Smith-Bates. TC de abdome sugeriu hematoma espontâneo de reto abdominal, entidade de conduta expectante. Após manejo das demais condições clínicas, recebeu alta hospitalar em cerca de duas semanas após internação. Conclusão: O Hematoma espontâneo do músculo reto abdominal ainda é uma entidade pouco enfatizada, devido ao pequeno número de casos descritos. É importante tê-la em mente para sua correta identificação e conduta, evitando assim possíveis iatrogenias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/