ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL ESCOLA DE VALENÇA-RJ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Currículo paralelo, relato de experiência, medicina intensivaResumen
Objetivo: Demonstrar a criação de um modelo de estágio extracurricular e refletir sobre a importância do currículo em paralelo para a formação médica. Materiais e Métodos: O estágio extracurricular ocorreu na UTI adulta do HELGJ, em Valença – RJ, em 2017. No edital específico, os acadêmicos foram selecionados pela participação na LAEMI do curso Medicina, um total de dez participantes de diferentes períodos. Houve uma reunião para planejamento das atividades e capacitação dos estagiários. Os plantões, com carga horaria de 12 horas, ocorriam semanalmente de acordo com a escala, sendo alguns em duplas e outros realizados individualmente, respeitando as exigências da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, com duração de cinco meses e carga horaria total de 240 horas (20 plantões). Resultados: O estágio na UTI permitiu o contato com o paciente grave, dando oportunidade aos alunos de participar da equipe multiprofissional, acompanhar e realizar procedimentos sob supervisão e discussão dos casos. Os plantões em dupla, permitiram uma troca de experiências entre os alunos. Conclusão: É notória a importância do currículo paralelo, visando se diferenciar futuramente no mercado de trabalho e o estágio supervisionado é uma estratégia fidedigna da realidade médica.
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