USO DA GRADE LINGUAL REMOVÍVEL COMO AUXILIAR NO TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM PACIENTE COM MORDIDA ABERTA ESQUELÉTICA: RELATO DE CASO
Palabras clave:
Mordida aberta, adulto, ortodontiaResumen
Objetivo: Descrever o uso da grade lingual removível como auxiliar no tratamento da mordida aberta esquelética em adulto, através de um relato de caso. Relato de caso: Paciente, sexo feminino, 38 anos, clinicamente apresentava terço inferior facial aumentado, sem assimetria, relação labial deficiente, sem expor os incisivos superiores quando em repouso e sorriso gengival de 3mm ao sorrir. Após análise cefalométrica, foi diagnosticada com mordida aberta esquelética e foi ratificado o padrão face longa. Foi instituído o tratamento com grade lingual removível, o qual não é usualmente adotado em adultos, como coadjuvante no tratamento da mordida aberta esquelética. Conclusão: Considerando o caso relatado, conclui-se que a grade lingual removível é um dispositivo de fácil confecção e foi satisfatório na conduta do tratamento ortodôntico empregado, sendo eficaz na terapêutica da correção da mordida aberta.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/