PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DIAGNOSTICADOS COM TUBERCULOSE DE 2015 A 2019 NO BRASIL
Palabras clave:
Notificação, fatores de risco, morbidadeResumen
Objetivo– O estudo objetiva definir o perfil dos profissionais de saúde que adquiriram tuberculose nos anos de 2015 a 2019, permitindo estabelecer prevalências e sugerir hipóteses. Materiais e Métodos– Este artigo é resultado de um estudo descritivo longitudinal e retrospectivo, elaborado através de uma análise quali-quantitativa do número total de casos notificados de tuberculose em profissionais de saúde ao SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), no Brasil, e atualizados para o site do Ministério da Saúde. A pesquisa considerou cinco fatores para determinar o perfil da população estudada: sexo, faixa etária, diabetes mellitus, etilismo e tabagismo. Resultados– No Brasil, um total de 5447 casos de tuberculose em profissionais da saúde foram notificados ao SINAN, durante 2015 a 2019. O sexo feminino tinha 3434 casos notificados, contra 2012 casos ocorridos em homens. A faixa etária mais prevalente foi de 30 a 39 anos em todos os anos estudados, seguidos da faixa de 40 a 49 anos, ou de 20 a 29 anos. Dentre os fatores de risco analisados, o tabagismo tinha média de acometimento de 10,2%/ano, seguido da diabetes, com 8,6%/ano, e do etilismo, com 5,8%/ano. Conclusões – O estudo definiu que o perfil mais característico como: habitantes da região sudeste do país, indivíduos do sexo feminino, de 30 a 39 anos, e que 8,2% possuíam algum fator de risco adicional, no qual se destaca o tabagismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/