ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DAS INTERNAÇÕES POR SARAMPO NO BRASIL ENTRE 2018 E 2019
Palabras clave:
Sarampo, internações, epidemiologiaResumen
Objetivo: Analisar os aspectos epidemiológicos de casos de sarampo que precisaram de internação hospitalar no Brasil entre 2018 e 2019, permitindo subsidiar estratégias de prevenção para diminuir internações por essa doença. Materiais e Métodos: Estudo descritivo longitudinal e retrospectivo que consiste em uma análise quantitativa da Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) por local de internação do sarampo pelo site do DATASUS, do Ministério da Saúde, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. A pesquisa considerou 4 fatores para determinar qual o perfil da população estudada: região federativa, sexo, faixa etária e cor/raça. Resultados: No Brasil, um total de 1.724 pessoas foram internadas por sarampo no período de 2018-2019. O número de internações na Região Sudeste cresceu aproximadamente 2.000% entre 2018 e 2019. Há diferença de apenas 12,3% na prevalência por sexo, sendo maior no sexo masculino. Mais da metade (66%) das internações por sarampo ocorre na faixa etária menor que 4 anos de idade. A prevalência é maior em pardos e brancos respectivamente, juntos correspondendo a 76,85% do total de internações. Conclusão: Apesar de já ter havido uma queda de 7% nas internações, os números precisam diminuir muito mais. Os esforços de prevenção contra o sarampo nas políticas públicas de saúde devem ser priorizados na Região Sudeste e deve-se ter um investimento mais importante do governo brasileiro no que se refere a vacinação infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/