DESAGREGAÇÃO E BUSCA: A CIDADE E A LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Resumen
Este artigo aborda a questão do espaço na literatura brasileira contemporânea através da análise do conto “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro”. A contemporaneidade é caracterizada pela fragmentação, pela separação entre espaço e tempo, pela velocidade, pelas transformações e trânsito contínuos, pela instabilidade de categorias antropológicas e de polaridades elementares (afirmação/negação, sujeito/objeto), pelo jogo da diferença e pelo simulacro. Diante deste universo, a representação da cidade na literatura perde os seus contornos definidos e suas referências ao espaço real diluem-se num espaço desterritorializado em que não se sabe mais com certeza o que é falso ou verdadeiro e onde as identidades e afetos encontram-se problematizados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam na Revista Saber Digital concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Saber Digital.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Saber Digital.
Este obra está licenciado com uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/